O pontapé do projeto aconteceu durante uma palestra sobre escolas alberguiras italianas, quando o fundador do Mepes, Pe. Jesuíta Humberto Pietrogrande, convidou o amigo italiano, Prof. Bruno Brunello da AES – Associação dos Amigos do ES na Itália –, com experiência em Escolas Famílias de Turismo na Região do Vêneto – Itália -, para ministrar esta palestra. A inspiração perfeita para a escola começar a ser traçada.
De acordo com a diretora da Eftur, Eliza Venzi a escola tem como base o turismo, mas consegue chegar a outros setores. “A Escola baseia-se no turismo como vetor de encontro de culturas e intercâmbio de conhecimentos, por meio da formação técnica, dentro de uma visão humana, global e multidisciplinar, buscando a melhoria da qualidade de vida, emprego e renda dos participantes, conforme missão da escola”, conta Eliza.
A qualificação profissional é uma meta da escola, graças a parcerias com os municípios de Anchieta, Piúma e Iconha, foram realizados diversos cursos, aulas shows e palestras para as comunidades locais. Os conteúdos ministrados compreenderam as atividades de restaurante e hotelaria, que passaram pelas áreas de cozinha, bar, sala, copa e recepção. Gerando mais emprego e renda para região, mas fazendo a acolhida necessária ao visitante.
Ao longo dos anos, a oferta vem se aperfeiçoando, atualmente a EFTUR oferece à comunidade o curso Pós-médio de Educação Profissional, Técnica Serviços de Restaurante e Bar. São turmas anuais com 25 vagas cada, com duração de um ano. Também oferta cursos de qualificação, com duração de 4 a 20 horas, em áreas específicas ligadas ao setor de alimentação, hotelaria e eventos.
Na escola, o estudante recebe os ensinamentos teóricos com professores especializados, mas a prática é muito importante para a conclusão do curso, por isso, o aluno tem a possibilidade de estagiar em hotéis, pousadas, restaurantes e empresas de eventos da região. Em 2020, a escola completou 15 anos, dando mais um passo para modernidade, com aulas também sendo ministradas no ambiente virtual.
É possível observar que a comida diz muito sobre o lugar, isso em qualquer parte do Mundo, as histórias das comidas da região são estudadas. Desde os primeiros nativos, agregando a contribuição de vários povos que chegaram na região vindos de terras distantes, como Europa e África, e ainda sim, continua a receber influencias até os dias atuais. Cada etnia, de modo distinto, contribuiu para alterar o cardápio básico composto pelo que vinham do mar e dos rios (peixes e frutos do mar) e da terra (raízes, sementes e frutos). Tão diversos são os seus sabores e tão matizadas as suas cores.
O calendário anual de eventos gastronômicos da escola é rico, diversificado e aberto ao público, onde os clientes podem apreciar os diversos pratos e drinks elaborados por seus alunos, com a monitoria dos instrutores. Tudo orquestrado com o requinte da boa mesa, além da etiqueta impecável.
Para complementar, os drinks e as saborosas sobremesas fecham os eventos, levando no paladar as lembranças e saudades dos momentos prazerosos de cada iguaria servida.
A Escola, em suas aulas de culinária, mantém a simplicidade nos sabores e temperos caseiros e nas lembranças de gostos e aromas que se trás desde a infância. Assim, perpetua-se a história e cultura das localidades.
Você não pode deixar de experimentar! Aguarde o retorno das atividades, consulte os eventos e agende o seu banquete. Fica a dica!
https://www.mepes.org.br/eftur/
Fonte: História da Gastronomia de Anchieta / Site EFTUR / Mepes / Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta.
Compartilhe em suas redes sociais!
2 thoughts on “Escola Família Turismo – Uma escola que dá gosto”
A EFTUR, está de parabéns. A escola veio primeiro ao nosso município de Piúma-ES. Agora está em Anchieta, nós moradores e várias pessoas q fizeram cursos nesta escola, q ficamos agradecidos por essa grande escola. Eliza e a todos os professores, o nosso muito obrigada.
Oi Vanilda, agradecemos seu comentário e também depoimento. Que mais pessoas possam encontrar esta oportunidade também 😉