Happy Day: um dia com Ninkasi!

Um dia de Roteiro nas montanhas capixabas, o turista conhece o melhor das cervejas artesanais do Espírito Santo.

Feche os olhos e imagine: dia estressante, problemas ainda sem solução, mas…. é fim do expediente! Você pode sair, sentar num barzinho e ter “aquela” hora feliz! Abrir uma cerveja puro malte gelada e relaxar com os amigos! Parece ótimo, não?

Pode abrir os olhos… então, não é nada disso que vamos falar aqui (risos). A proposta é pensar fora da caixa e ter uma experiência muito mais feliz com os amigos, curtindo cervejas especiais em locais super agradáveis. Faça um brinde comigo e segue a leitura!

As Montanhas Capixabas, com seus diversos atrativos do agroturismo, gastronomia, hospedagem, há alguns anos vem agregando cervejarias artesanais no seu cardápio de delícias. É possível, em um único dia, passar por algumas delas e saborear cervejas incríveis em ambientes com estilos variados, com a paisagem sempre te brindando.

Rota da cerveja

Quem teve um faro fino para elaborar e desenhar esse roteiro foi Rogério Agripino, proprietário da Rota Brasil Turismo. Ele visitou várias cervejarias na região e como se juntasse malte, lúpulo e água, criou uma receita digna dos melhores mestres cervejeiros. Tem cervejaria para todos os gostos.


“Já tinha na Rota Brasil um roteiro para apreciadores do vinho indo para vinícolas no Sul do País e que é um sucesso. Como as cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais espaço, pensei em um roteiro para adultos que querem experimentar nossa produção Capixaba em um dos lugares mais charmosos do Espírito Santo”, comenta Rogério.

Cervejarias artesanais

Embarquei com Rogério e um grupo de 20 pessoas nessa viagem etílica logo cedo. Pegamos a BR 262 e subimos animados. Nosso primeiro destino, fica em um sítio entre Pedra Azul, distrito de Domingos Martins, e o município de Venda Nova do Imigrante: a cervejaria Altezza.

Cervejaria Altezza

Localizada a 1.100 metros acima do nível do mar, o nome quer dizer altitude em italiano. Ao chegar, você terá uma bela vista panorâmica das montanhas e de um casarão colonial de época, que lembra a casa da nona.

As cervejas são preparadas com maltes, lúpulos e leveduras importados e água pura da região, que conferem aromas e sabores convidativos. Com um cardápio primoroso, privilegia a cozinha italiana e alemã, que podem ser harmonizadas com as cervejas. O ambiente é bem familiar e ideal para almoçar, curtindo a tranquilidade do lugar.

Cervejaria Ronchi

Seguimos o nosso passeio, a próxima parada foi na cervejaria Ronchi, onde nós enchemos além dos copos, a alma com uma vista privilegiada para o cartão postal mais famoso do ES: a Pedra Azul.

O ambiente é mais jovem, desde a música, decoração e os três proprietários. Segundo Carlos Eduardo Uliana, um dos sócios, eles se juntaram ao sonho de ter uma cervejaria e aprimorar o turismo nas Montanhas Capixabas.


“Pensamos em todos os detalhes, desde o local da produção que é com portas de vidros, para mostrar a transparência do processo, até o atendimento. Temos vários estilos de cervejas, petiscos e a arquitetura que encanta a todos”, descreve Uliana.


Ele conta ainda, que a cerveja que se destaca é a IPA, mas, vários sabores podem ser experimentados como a Beer Weiss, a Red Ale, a Pilsen, dentre outras. Todas as receitas tem a assinatura do mestre cervejeiro, Mateus José da Silva.

Apesar do ano desafiador de 2020, com a pandemia, a Ronchi conseguiu entrar nas grandes redes de supermercado do ES, ampliou a produção pela segunda vez no ano, desde outubro lançou uma nova cerveja: a Ronchi Beer Catharina Sour de Morango. Que remete a tradicional produção de morangos na região.

Crédito: foto de arquivo dos sócios cedida pela empresa
Cervejaria Barba Ruiva

Ao cair da noite, nos deslocamos até a sede de Domingos Martins, até a cervejaria Barba Ruiva, vencedora do prêmio de melhor cerveja do mundo no World Beer Awards 2019. Na categoria Smoke, a medalha de ouro foi para a Rauch Bock, uma cerveja defumada. É um excelente local de diversão para quem curte bandas de rock e folk, com repertórios variados, chegando a formar fila para entrar nas noites de eventos. Devido à pandemia e às restrições para quantidade de pessoas, os shows foram suspensos, mas a promessa é que voltem assim que for possível.

A decoração abusa dos grafites, luz ambiente e aspecto de fábrica. Na área externa, um contêiner estiloso é um convite às selfies e fotos com os amigos. Tudo isso e um copo com uma cerveja campeã, dão ao Barba Ruiva um estilo único e aconchegante.

Descendo as Montanhas Capixabas

Depois dessa viagem ao universo de Ninkasi, a deusa da cerveja para os sumérios, o grupo, muito a contragosto é verdade, voltou para o ônibus para retornar à Capital. Não pude deixar de notar que, apesar da vontade de ficar um pouco mais, o pessoal estava mais animadinho do que no início do passeio. Por que será?

Bom, não sou eu que vou contar o que rolou no ônibus depois, só sei que não vou querer mais essa coisinha de happy hour não… Quero mais é um happy day igual a esse! Que venham muitos!

Rota Brasil Turismo – Tour Cervejaria nas Montanhas Capixabas

Próximos passeios: 31/10/20 – 21/11/20 – 12 e 19/12/20. R$ 75,00 por pessoa.

Saiba mais:
Face: https://www.facebook.com/rotabrasilturismoagencia
Insta: https://www.instagram.com/rotabrasilturismoagencia/
Contato: Rogério Agripino: (27) 99874-6691.

Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *