Fazer seu próprio macarrão da “Nona”, colher o café, aprender a torrar e ter certeza do sabor na hora da degustação. O turismo de experiência vai além, você conhece detalhes da produção, viaja em lembranças e aprende, a valorizar mais os lugares que passeia.
Resgatar a história e entender porque aquela região se comporta daquela maneira, não é apenas tirar fotos de belas paisagens, pois as experiências em viagens podem transformar tanto quem recebe quanto quem passeia. A RuralturES que aconteceu em Venda Nova do Imigrante, Região da Montanhas Capixabas-ES, entre os dias 25 e 28 de novembro, reuniu oportunidades do Brasil inteiro, projetos, negócios e ideias.
No evento o Sebrae lançou 21 Roteiros de Turismo de Experiência, do programa de consultoria Espírito X. Este conta com 21 empreendimentos, sendo 10 de cafés especiais, 10 de cervejas artesanais e um de tropeirismo.
“Como a gente pode além de vender o café vender o serviço? A lavoura, a torra, o terreiro de secagem, degustar os diferentes tipos de café. Já nas cervejarias, o visitante vai conhecer os insumos; o malte, o lúpus e vai visitar cada setor da cervejaria. Agora na experiência com os tropeiros, o visitante vai saber como eles viviam, vai até uma propriedade rural fazer cavalgada e em uma região de mata atlântica que tem um jequitiba centenário. Não é só passar em Pedra Azul e tirar foto, mas o que a gente pode fazer além disso, a partir do cotidiano desses empreendimentos e no seu dia a dia, vai viver exatamente isso. Troperismo na região de Conceição de Castelo é muito forte, a proposta é vender serviço. Você conhece a história daquela família, cada um tem um elemento diferente que só vai agregar mais valor aos produtos que eles trabalham”, explica Soraia Costa, participante do programa Espírito X.
A cidade que recebeu a RuraturES é pioneira no agroturismo, tendo como destaque a produção de socol e a cultura italiana como pano de fundo. A valorização das raízes não é só uma marca dos descendentes italianos que moram em Venda Nova do Imigrante, mas uma forma que eles encontraram de sustentar suas famílias. Eles fazem isso com um acolhimento incrível, visto em apenas nas principais regiões turísticas do país.
Conhecer algo novo e totalmente diferente da rotina do visitante, faz com que novas oportunidades apareçam. Dentro da feira, muitos projetos foram apresentados que funcionam nesta área, a “Rota dos Queijos Terroir Vertentes” é um exemplo desse processo. A rota foi criada visando incentivar o desenvolvimento econômico e gastronômico dos vinte e seis municípios que integram o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, em Minas Gerais.
“Qualificamos os produtores com todos os seus produtos. Nas fazendas o turista pode ter prática com cavalos: como escovar, arriar e para quem já monta, eles oferecem cavalgadas. Lá na Serra das Vertentes, o visitante roda a propriedade e termina com a maneira de fazer o café. Cada café tem um modo de fazer que o sabor vai intensificando”, afirma Mariana Azevedo, assistente do Sebrae MG.
Os representantes das Regiões do interior de São Paulo, além de mostrarem um pouco do turismo de São Paulo, aproveitaram para trocar experiências e mostrar a integração nas regiões paulista. ” Viemos com três regiões diferentes de São Paulo: o Vale do Ribeira com o projeto de valorização e formatação da cultura do Vale, com produtos da economia criativa. Um exemplo são produtos feitos com a produção de banana; a Rota do Chá; Estamos também com o pessoal do Vale do Paraíba, conhecido pelo vale histórico, são apresentados produtos de sub produto da cana, como cachaça e melaço. Viemos representar também a região de Pinhal, com um vinho reconhecido e a produção de mel”, comenta Julia Gariunha, gestora de agronegócio do Sebrae de São Paulo.
Apuração e imagens: Luciana Lopes
Com o tema “Turismo de Experiências”, a Feira foi uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. Contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar-ES) e Comercial (Senac-ES) e patrocínio do Sicoob.
Durante os quatro dias de programação, stands divulgaram os nove municípios das Montanhas Capixabas e 12 cervejarias artesanais (com apoio do Sebrae/ES) e proprietários e produtores de cafés, no “Espaço CafÉS” (Sebrae/ES e Senar/ES), lançaram 21 novos produtos de experiência na região. Além disso, RuralturES contou com propriedade sustentável modelo (Incaper), auditório “Prosa de Negócios” (Sebrae/ES), onde empreendedores puderam apresentar seu produto/serviço, stand do Senac/ES com workshops relâmpago, feira com 65 expositores de 16 municípios capixabas, mini fazendinha, mais de 20 aulas show na “Cozinha Show”, ciclismo virtual, “Rancho do Tropeiro”, passeios de mula, apresentações musicais e de danças folclóricas, palestra, Tombo da Polenta e produção ao vivo de açúcar mascavo e pé de moleque.
A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. O intercâmbio acabou despertando o interesse dos Sebrae de Minas Gerais e São Paulo e representantes de circuitos turísticos e de fóruns de turismo da Paraíba em estar presentes na feira do Espírito Santo. Além de stands, os gestores dos Estados convidados também participaram de famturs nos principais destinos de agroturismo das Montanhas Capixabas.
O presidente do Convention, Leandro Carnielli, destacou que a RuralturES é um projeto construído a várias mãos, desde o conceito até a montagem do evento em si. “A RuralturES faz com que os empreendedores se sintam parte de um processo e dá sustentabilidade aos seus projetos com motivação. Acompanhei todas as edições nacionais, mas esta pra mim foi imbatível, acima das expectativas, porque juntou todo mundo para fazer. Foi oportunidade de desenvolver o segmento do turismo rural e tornar as Montanhas Capixabas ainda mais conhecidas”, disse.
Fonte: Montanhas Capixabas
Imagens: Luciana Lopes
Confira imagens da RuralturES 2021
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