Turismo integrado de Minas e Paraíba

Vivências e trocas de experiências. Essa é a promessa do “Brenchmarking em Turismo Rural e Criativo da Paraíba”, no bom português uma espécie de avaliação comparativa entre as ações de turismo de Minas Gerais e da Paraíba. O evento vai acontecer de 20 a 28 de novembro, nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Areia, no estado da Paraíba. Na programação palestras presenciais com professores, especialistas, jornalistas entre outras autoridades, envolvidas com o turismo e desenvolvimento social.

A ideia dessa imersão de informações e novas propostas, surgiu de duas empresas a Flanar Turismo e Engenho Triunfo, que também é membro da Associação de Turismo Rural de Areia, no estado da Paraíba. “Vimos algumas similaridades no turismo de Minas Gerais e também da Paraíba, o estado mineiro é bem mais forte, mas fiquei encantada com a maneira simples e encantadora que os empreendimentos da Paraíba fazem. Pensamos na possibilidade de troca de experiência entre mineiros e paraíbanos, uma oportunidade incrível”, afirma a empresária da Flanar Turismo, Viviane Lemes.

A primeira etapa será na Paraíba, onde os mineiros partem para conhecer os processos do turismo nordestino, como foram construídos e quais parâmetros que os empresários locais se inspiraram, existe uma força muito grande na economia colaborativa e também, no turismo criativo. Vai ser apresentado o que essas ações colaboraram para os destinos e produtos.

“O projeto tem como objetivo promover aos gestores de IGRs (Instâncias de Governança Regional) e empresas do setor turístico, vivências e trocas de experiências com foco na incorporação das melhores práticas de gestão criativa de territórios, operação, inovação e estratégias de mercado. Propõe-se a realização do I e II Encontro de Turismo Rural e Criativo para Gestores, de visitas técnicas, oficinas e interlocução direta com empreendedores de destinos referenciados na Paraíba (1ª Etapa) e em Minas Gerais (2ª Etapa), utilizando a metodologia do benchmarking”, explica Viviane.

O importante é que em todas essas viagens e encontros, os participantes vão ter contato com pesquisadores renomados e que tiveram uma contribuição participativa nos dois estados que são bem procurados por turistas do Brasil inteiro e também, de outros países. Cerca de 30 empreendedores vão participar, não só de Minas e Paraíba, mas também de Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.

“Os participantes vão contar com diversas atividades, visitas técnicas, ações culturais, visitas aos empreendimentos para conhecer suas histórias e desafios. Além disso, os empresários da Paraíba vão explicar como superaram as dificuldades durante a pandemia. Em Campina Grande, por exemplo, a cidade eleita “Cidade Criativa da Unesco”, já é um outro olhar sobre a modernidade e a tecnologia, mas também sobre a tradição de São João. Em João Pessoa, a mesma coisa, existe o título de “Cidade criativa pela Unesco, pelo significado do seu artesanato, pelo o que ela produz, porque ela tem de identidade e representatividade da cultura do seu povo”, lembra Viviane.

Entre os locais que serão visitados destaque para o restaurante da Vó Maria, recentemente a proprietária foi reconhecida como uma das 100 empreendedoras de destaque da Revista Forbs. Além do avanço, que ela teve na formatação do negócio, mas sobretudo, o impacto social que acabou atingindo a comunidade Chã de Jardim, que fica na cidade de Areia a 118km de João Pessoa. Um outro trabalho importante é o feito pelo Engenho Triunfo, uma grande referência também no município de Areia, o lugar se transformou na capital da cachaça pela altíssima qualidade dos produtos desenvolvidos, o que motivou recente premiação. Outro local visitado vai ser o Sítio Tambaba, o primeiro Shopping Rural do Brasil, criado por cinco mulheres no município do Conde, no território de assentamento rural. E por fim, a visitação também vai passar na Caiana dos Criolos, que é uma comunidade quilombola que vem resgatando as tradições desse povo através das danças, cirandas e gastronomia.

“A Flanar está contratando 26 empresas, mostrando o tamanho do impacto social e econômico nesses quatro dias em Areia, na Paraíba. Muitos trabalhadores são beneficiados com essas ações. A ideia é mostrar que o turismo tem mais e mais esse potencial transformador”, finaliza Viviane.

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