Os números dizem muito sobre toda essa movimentação na região das Montanhas Capixabas, só no ano de 2019 a Casa do Turista recebeu 106 mil visitantes, um pouco mais do dobro do ano anterior, quando foram 53 mil turistas. A visitação deu um salto grande, graças às divulgações constantes da região e os atrativos naturais que deixam os turistas apaixonados, boa parte sempre retorna para viverem novas experiências. Este 2020 foi um ano atípico, devido a pandemia do novo coronavírus, mas aos poucos com a flexibilização econômica e a redução dos casos, a vida turística tem voltado ao normal na Serra.
A artesã Inês Carnieli, que trabalha com artesanato em madeira, acredita que a Casa do Turista movimenta a região. Ela mora em Venda Nova do Imigrante, antes da pandemia chegou a fazer várias exposições no local para a divulgação do trabalho. “O lugar direciona as pessoas que chegam e não conhecem nada na região, um local para buscar informações do que de fato estão querendo conhecer. A gente várias vezes já foi expor na Casa do Turista. Ela está bem situada, onde tem mais gente que necessita de informação”, destaca a artesã.
Passear pela Casa do Turista é conhecer um pedacinho dos nove municípios da região, as festas tradicionais, a cultura, os sabores da agricultura, o artesanato e o gosto dos produtos nativos. É no local que acontecem muitas degustações e venda promocional desses produtos, uma força a mais para os empreendedores da região que estão sempre se renovando.
“A Casa do Turista é um projeto que conta com a parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo – SETUR, da Instância de Governança – Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, ATPA – Associação Turística de Pedra Azul, e dos nove municípios que compõem as Montanhas Capixabas. Sendo a sede do Montanhas Capixabas Convention e da ATPA”, destaca Andréia.
Como em toda casa existe um administrador, no caso deste ponto turístico, o Montanhas Capixabas Convention fica com o papel de Instância de Governança e gestor da Casa do Turista. “A preocupação é divulgar todos os municípios para ter de fato um crescimento do turismo regional e igual. Exatamente por isso, acontecem cursos e treinamentos, concentra também reuniões do trade, aplicação de pesquisas e estamos sempre de portas abertas para o poder público, empreendedores e o nosso turista”, finaliza Andréia.