Montanhas Capixabas tem ponto de apoio ao turista

“A Casa do Turista acolhe os visitantes com informações, dicas e muito entretenimento para os dias de folga”.

Viajar e ter informações corretas com locais, preços e atrações, claro que isso é tudo que os turistas esperam de uma viagem, tanto no período de planejamento, como também, durante o passeio. A região turística das Montanhas Capixabas tem o privilégio de contar com um lugar dedicado ao acolhimento de quem chega. A Casa do Turista fica localizada no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, no Espírito Santo. O lugar fica aberto todos os dias, além disso, as pessoas também podem acessar as redes sociais para buscar informações. Não faltam histórias e bons roteiros.

Quem vai abrir as portas da Casa do Turista pra gente, é a Administradora Andréia Lobo, que é a secretária Executiva Montanhas Capixabas Convention. Já são 12 anos se dedicando ao turismo desse pedacinho raro do Espírito Santo. “O que me encanta no meu trabalho é gerar emprego e renda, através de uma industria limpa que é o turismo. Esse interior, não tem vocação para grandes polos, o turismo é a melhor forma de trazer desenvolvimento para esse território. Turismo vai além de viagens, tem uma infinidade de atrativos turísticos e oportunidade para crescer, tanto a nível nacional como internacional. As Montanhas Capixabas é um destino a ser descoberto”, afirma Andréia.

A região das Montanhas Capixabas compreende os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. Essa divisão partiu do Plano Nacional do Turismo, conforme proposta de gestão descentralizada e regionalizada. Há seis anos, a Casa do Turista foi inaugurada, mudando o jeito de receber o visitante. Veja as fotos:

“Uma oportunidade de receber todas as informações sobre atrativos, meios de hospedagem, restaurantes, agroturismo e roteiros da região. A infraestrutura é ótima para atender ao turista e também ao trade turístico, além do salão principal de atendimento, o espaço conta com auditório e sala de reuniões”, destaca a Secretária Executiva Montanhas Capixabas Convention, Andréia Rosa.

Veja as fotos:

Os números dizem muito sobre toda essa movimentação na região das Montanhas Capixabas, só no ano de 2019 a Casa do Turista recebeu 106 mil visitantes, um pouco mais do dobro do ano anterior, quando foram 53 mil turistas. A visitação deu um salto grande, graças às divulgações constantes da região e os atrativos naturais que deixam os turistas apaixonados, boa parte sempre retorna para viverem novas experiências. Este 2020 foi um ano atípico, devido a pandemia do novo coronavírus, mas aos poucos com a flexibilização econômica e a redução dos casos, a vida turística tem voltado ao normal na Serra.

A artesã Inês Carnieli, que trabalha com artesanato em madeira, acredita que a Casa do Turista movimenta a região. Ela mora em Venda Nova do Imigrante, antes da pandemia chegou a fazer várias exposições no local para a divulgação do trabalho. “O lugar direciona as pessoas que chegam e não conhecem nada na região, um local para buscar informações do que de fato estão querendo conhecer. A gente várias vezes já foi expor na Casa do Turista. Ela está bem situada, onde tem mais gente que necessita de informação”, destaca a artesã.

Passear pela Casa do Turista é conhecer um pedacinho dos nove municípios da região, as festas tradicionais, a cultura, os sabores da agricultura, o artesanato e o gosto dos produtos nativos. É no local que acontecem muitas degustações e venda promocional desses produtos, uma força a mais para os empreendedores da região que estão sempre se renovando.

 

“A Casa do Turista é um projeto que conta com a parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo – SETUR, da Instância de Governança – Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, ATPA – Associação Turística de Pedra Azul, e dos nove municípios que compõem as Montanhas Capixabas. Sendo a sede do Montanhas Capixabas Convention e da ATPA”, destaca Andréia.

 

Como em toda casa existe um administrador, no caso deste ponto turístico, o Montanhas Capixabas Convention fica com o papel de Instância de Governança e gestor da Casa do Turista. “A preocupação é divulgar todos os municípios para ter de fato um crescimento do turismo regional e igual. Exatamente por isso, acontecem cursos e treinamentos, concentra também reuniões do trade, aplicação de pesquisas e estamos sempre de portas abertas para o poder público, empreendedores e o nosso turista”, finaliza Andréia.

Saiba mais:
– A Casa do Turista fica na rodovia BR 262, Km 88, em Domingos Martins. Fica próximo ao termômetro no início da Rota do Lagarto
– A Casa do Turista funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Já nos fins de semana e feriados, o horário de atendimento é das 8h às 15:30h.
– Visite também:https://montanhascapixabas.org.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *